Mensagem do Presidente da Junta
Fernando Simões 

Sabariz é hoje uma terra de gente que se sente unida e orgulhosa na herança dos seus antepassados, e nas perspectivas que cada vez mais se abrem para a evolução de uma comunidade harmoniosa, marcada pelo humanismo, pela hospitalidade, pelo espírito de grupo e pela paixão das tradições, num típico ambiente rural minhoto, mas que sabe manter-se actual num mundo sempre mais mutável.

A preservação do bem-estar comum e a construção de caminhos que garantem uma permanente actualização das melhores condições de qualidade de vida têm-se assumido como as grandes prioridades do trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, pela Junta de Freguesia de Sabariz.

É a força de um trabalho apaixonado. Sempre desprovido de objectivos particulares, mas fortemente envolvido no interesse comum de todos os sabarizenses. Porque, de facto, as pessoas estão sempre em primeiro lugar, independentemente da sua situação e origem social, económica, política, geográfica ou cultural.

Em cada dia que nasce, queremos dar um passo que entendemos como fulcral para o reforço, não só do nosso comprometimento com o progresso de Sabariz, mas sobretudo das nossas responsabilidades perante cada um dos Sabarizenses.
Apesar de estarmos numa localidade rural, pequena, tipicamente minhota, isso não nos pode deixar acomodar com o que de melhor temos, nem impedir de ir sempre mais além na busca de novas conquistas.

É verdade que, hoje, não há nenhum acesso em terra batida para qualquer habitação em Sabariz. Parece algo de muito simples, mas foi um objectivo saturante e difícil de conseguir.
Mas também não foi isso que nos limitou. Construímos espaços novos e melhorámos outros para garantir as melhores condições de educação, de lazer, de dinamização cultural e sócio-recreativa, de convivência comunitária e até de prestação de serviços públicos. Também já chegamos à Internet. E, num mundo sempre actual, é preciso continuar a lutar, talvez com forças redobradas, porque nos orgulhamos de viver numa aldeia de gente moderna e activa, com um gosto de vida bem assente nas raízes e nos valores dos seus antepassados.