A Freguesia de Sabariz

Situada no vale da margem direita do rio Homem e encostada à sede de concelho, a freguesia de Sabariz vive actualmente uma fase de transição sócio-económica. A marca rural é extremamente expressiva, apesar da cada vez maior urbanidade da população, por força dos empregos garantidos fora dos limites da localidade.

A agricultura familiar está claramente em perda e surgem actualmente novas unidades industriais e diversificadas em duas zonas específicas, sem que isso tenha descaracterizado a panorâmica ambiental própria do mundo rural minhoto. Atravessada pela Estrada Nacional 308, Sabariz tem evoluído por forma a adaptar-se à nova realidade humana marcada pelo domínio economicista, imposto pela globalização e pela integração na União Europeia. Depois de um século marcado pela actividade de duas empresas de organização familiar – uma agrícola e outra de madeiras –, novas indústrias têm-se instalado na freguesia nas zonas industriais de Agrelo e Mato. Apesar de ser uma freguesia pequena, as zonas industriais estão devidamente distanciadas e delimitadas por zonas verdes, que envolvem as áreas residenciais.

A pressão demográfica está longe de ser saturante. Aliás, um dos problemas que mais dificultou a evolução da freguesia nas últimas décadas situa-se ao nível do bloqueio de elevadas áreas de terreno para a construção. Só nos últimos anos essa realidade começou a ser alterada, por força de loteamentos que paulatinamente têm sido implementados em distintas zonas da freguesia. Marcadamente católica, a população de Sabariz mantém ainda hoje um ritmo de vida comunitário e rural.

São ainda muitos os emigrantes naturais desta terra, assim como cada vez mais os que têm ocupação em áreas urbanas no exterior, sobretudo Vila Verde e Braga. Mas isso não impede – bem pelo contrário – uma sã convivência com a restante população que desenvolve as suas actividades diárias na localidade. É isso que assegura, ainda hoje, uma identificação social muito própria e clara da freguesia, patente nas diversas actividades de grupo, sejam de cariz religioso, sócio-recreativo, desportivo ou cultural.

Informação demografíca

Com uma área total estimada em 2,1 quilómetros quadrados, Sabariz conta actualmente com 359 eleitores. A população residente ronda as 560 pessoas, das quais 245 são do sexo masculino e 215 do sexo feminino. A freguesia dispõe de aproximadamente 200 habitações

Conheça toda a História...